Existem no aquário dois grupos de bactérias:
As benéficas (encontradas no filtro biológico) e as maléficas que causam danos aos peixes.
Estas podem se manifestar quando peixe passa por situações de estresse, que diminuem sua capacidade imunológica e a produção do muco protetor que recobre as escamas.
Quando isto ocorre, um ou vários tipos de bactérias podem atacar os peixes ao mesmo tempo.
O tratamento consiste na aplicação de bactericida vendido em lojas do ramo.
As vezes porém, as infecções bacterianas podem estar acompanhadas por fungos ou protozoários, sendo que nestes casos o uso conjugado do Fungicida que também é vendido em lojas do ramo e auxilia no tratamento.
O tratamento de bacterioses deve ser complementado com o uso de ração com alto teor de vitaminas e nutrientes e que contenha em sua formulação, um antimicrobiano pois junto com o alimento, o peixe ingere o medicamento, ajudando muito em sua recuperação.
Veja alguns sintomas das doenças causadas por bactérias:
Olhos Inchados (Pop-eye)
Os olhos apresentam-se inchados e com o aspecto "saltado". Os peixes com olhos inchados podem ainda apresentar a barriga inchada e as nadadeiras roídas.
Hidropsia
Manifesta-se quando ocorre uma infecção bacteriana que provoca a paralisia dos órgãos internos dos peixes, provocando o aumento do volume ventral, bem como o eriçamento das escamas.
Tuberculose ou Barriga Seca
Também associada à queda na qualidade da água. O peixe torna-se magro, com o ventre retraído. Pode haver perda de escamas, descoloração do peixe e destruição das nadadeiras.
Buracos na Cabeça (Hole-in-head)
Conhecida também como doença dos Ciclídeos. Sintoma ligado ao protozoário Hexamita sp. e possivelmente a bactérias. Ocorre abertura de feridas no peixe que acabam tornando-se verdadeiros buracos. Podem ocorrer outros sintomas associados às doenças causadas por bactérias, como hidropsia.
Septicemia
Resultante de infecção bacteriana generalizada, a septicemia provoca o surgimento de vasinhos sanguíneos dilatados na base das nadadeiras e ao redor dos olhos. As nadadeiras mostram-se roídas e desbotadas. Em casos avançados, pode causar a perda das nadadeiras.
Fungo na Boca (Cotton mouth)
Apesar do nome, normalmente é causada pela ação da bactéria Flexibacter columaris. Possuí como característica a presença de pequenos filamentos ou tufos de algodão formando uma grossa camada ao redor da boca. É comum a ocorrência simultânea de fungos.
Fonte:
http://www.labcon.com.br/servicos/doencas.htm
Boa Sorte no Tratamento de seu Peixe!
Um Abraço!
Roberto Bizarro