domingo, 14 de junho de 2009

FILTRAGEM DA ÁGUA DO AQUÁRIO!


A Filtragem de água em um aquário (seja ela externa como na foto acima ou interna) é de extrema importância, pois efetua a limpeza química, biológica e mecânica do eco-sistema, retirando as impurezas e purificando a água, proporcionando água cristalina e livre de poluição.

Hoje em dia encontramos ótimos filtros e equipamentos de filtragem para tal tarefa, podendo escolher dentre uma variedade de filtros, aquele que melhor se adapta ao seu aquário.

Vale lembrar que, na hora da escolha o que deve pesar além da qualidade do filtro usado é também sua capacidade de filtrar a litragem/hora correta, que deve ser de no mínimo 03 vezes a capacidade em litros do seu aquário.

Exemplo:
Para um aquário de 100 litros, usa-se pelo menos um filtro que tenha a capacidade de filtrar 400 litros por hora.

Claro que, adquirindo um filtro mais potente, sua capacidade de reter impurezas da água será maior, lhe oferecendo um resultado melhor em termos de qualidade de água.

A Melhor dica é não fazer economia na hora de comprar um filtro, seja de que tipo for, pois as vezes o baratinho sai caro, não deixando que você consiga os resultados desejados, que é a vida longa dos habitantes de seu aquário.

Você verá que pesquisando, se consegue um bom filtro com preços ótimos hoje em dia.

Não esqueça de antes da compra, pesquisar com que tipo de refil ou materiais filtrantes ele é usado, pois será necessária ao longo do tempo a troca periódica deste elementos e veja também se será fácil de encontra-los no mercado perto de você, afinal não vale apena pagar barato por um filtro e depois não encontrar refis para o mesmo (apesar de você mesmo poder fazer o refil).

Em breve irei descrever e citar alguns filtros mais usados no mercado.

Existem vários tipos de Filtros, são eles:

**Filtro Interno de Placas Biológicas com Bomba submersa (mais comumente achado no mercado e em desuso, pois os externos (tipo Hang On) fazem um trabalho de filtragem mais completo
**Filtros externos (tipo Hang On, como o da foto acima)
**Filtros Internos de Fundo
**Filtros Internos modular
**Filtros Internos de esponja
**Filtros esterilizador UV
**Filtros Externo Canister

Cada um possui vantagens e desvatagens durante seu uso, e as vezes dependendo do tipo e aquário utilizado, podemos combinar mais de um sitema de filtragem para um melhor desempenho.

Em breve na seção equipamentos irei descrever alguns.

Um Abraço á Todos!

Roberto Bizarro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!

Volte sempre e colabore com suas opiniões!!!