sábado, 27 de junho de 2009

OODINOSE (Doença do Veludo)...

A Oodinose, mais conhecida como Doença do veludo, é Causada pelo protozoário Oodinium pilullaris.

Costuma se manifestar quando ocorrem quedas bruscas de temperatura.

Falta de apetite, emagrecimento, respiração ofegante, perda de equilíbrio e numerosos pontinhos dourados conferindo ao peixe uma aparência aveludada, são os principais sintomas desta doença.

Ela é muito contagiosa e espalha-se rapidamente no aquário.

Seu ciclo de vida é semelhante ao do protozoário causador do Íctio.

É comum constatar sintomas de asfixia nos peixes infectados.

O tratamento pode ser feito através de fungicidas (vendido nas lojas do ramo), e controle da temperatura, mantedo o peixe infectado em isolamento num aquário hospital/quarentena.
Boa Sorte no Tratamento do seu Peixe!

Um Abraço.

Roberto Bizarro.

2 comentários:

  1. eu tinha 9 peixe japones no meu aquario sendo que do nada moreu 8 e so ficou 1 esse peixe que ficou ta com um tipo de mancha branca pelo corpo dele parecendo um algodao branco oque eu faço

    ResponderExcluir
  2. Estou tendo problemas com essa doença meus peixes estão morrendo todos. Tivemos uma queda brusca no clima e atingiu meus peixes. Moro em Cacoal Rondônia

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita!

Volte sempre e colabore com suas opiniões!!!