domingo, 14 de junho de 2009

PH DO AQUÁRIO


O PH define a acidez ou a alcalinidade de uma substância, dando uma definição exata podemos dizer que o PH é uma medida logarítimica da concentração de de iões de hidrogénio.

Falando de forma básica, a água é formada em duas moléculas de hidrogénio (H2) combinadas com uma molécula de oxigénio (O). É por isso que definimos quimicamente a água como sendo H2O.
O pH tem uma progressão logarítmica de base 10, com níveis de 1 a 14.

Quer dizer que em cada valor de pH, uma unidade acima do valor anterior é 10 vezes maior em concentração.

Por exemplo:

Um pH de 6 é 10 vezes mais ácido que um pH de 7
Um pH de 5 é 10 vezes mais ácido que um pH de 6, e assim por diante..

Uma simples variação no pH tem um efeito notório na progressão logarítmica.

Por isso, variações bruscas no PH afetam diretamente os peixes, causando stress e até morte dos habitantes do seu aquário. Desta forma, temos que controlar frequentemente monitorando através de testes de PH, a água de nosso aquário.

O PH correto para seu aquário será aquele que é recomendado para as espécies que habitam seu aquário, por isso a escolha destas espécies devem obedecer critério e cuidados com PH e temperatura da água correspondente ao que a espécie suporta no ambiente natural dela.

Para um aquário comunitário, com várias espécies é recomendado o PH NEUTRO, pois é melhor aceito por espécies acidas e alcalinas.

Podemos dizer que PH Negativo é Acido e PH Positivo é Alcalino, entendendo então que reduzindo o PH da água estamos colocando ela ácida e aumentando o PH estamos transformando-a em alcalina.

Fazendo uma manutenção adequada através da sifonagem (sucção de detritos do fundo do quário com um sifão), trocas parciais de água e trocas de refil do filtro, iremos conseguir manter o PH da água estável que é de suma importância para sobrevivências dos peixes.

Para alterar o PH da água, (tenha cuidado pois como já mencionei é uma mudança muito brusca para os peixes), você pode fazer os seguintes procedimentos:

Para Aumentar o PH (ALCALINO):
*Adicionar pedras calcárias dentro do aquário
*Usar Alcalinizantes comerciais vendidos em lojas de aquário
*Arejar a água do aquário utilizando um compressor com pedra porosa, liberando o Dióxido de Carbono (CO2) da água

Para diminur o PH (ÁCIDO):
*Adicionar dentro do aquário Madeira
*Usar Acidulantes comerciais vendidos em lojas de aquário
*Injetar Dióxido de Carbono (CO2) na água

Cuidando e monitorando o PH da água de seu aquário, você terá peixes saudáveis por mais tempo, dando qualidade de vida para eles.

Um Abraço á Todos!

Roberto Bizarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!

Volte sempre e colabore com suas opiniões!!!