terça-feira, 30 de junho de 2009
Dactylogirose (Olhos Embaçados)
Costiose (Costia)
Os peixes apresentam o corpo com aspecto esbranquiçado ou nebuloso, falta de apetite e presença de ramificações vermelhas nas nadadeiras. Inicialmente, o peixe perde o apetite. Causa forte turvação na pele (manchas esbranquiçadas), podendo nos casos mais graves, levar à destruição da pele, provocando feridas com sangramento. Podem ser também visíveis algumas ramificações vermelhas nas barbatanas.
Em estágios mais avançados atingem as guelras causando a morte do animal. O surgimento desta doenças ocorre devido a quedas de temperaturas na água. Tratamento com remédios apropriados. Transfira o Peixe infectado para o aquário hospital/quarentena e eleve a temperatura para 30ºC, mantedo a água nesta temperatura por aproximadamente 3 a 4 dias, aplique o fungicida específico encontrdo em lojas do ramo para eliminar o protozoário causador do problema. Boa Sorte no tratamento de seu Peixe! Um Abraço á todos! Roberto Bizarro.
sábado, 27 de junho de 2009
OODINOSE (Doença do Veludo)...
Costuma se manifestar quando ocorrem quedas bruscas de temperatura.
Falta de apetite, emagrecimento, respiração ofegante, perda de equilíbrio e numerosos pontinhos dourados conferindo ao peixe uma aparência aveludada, são os principais sintomas desta doença.
Ela é muito contagiosa e espalha-se rapidamente no aquário.
Seu ciclo de vida é semelhante ao do protozoário causador do Íctio.
É comum constatar sintomas de asfixia nos peixes infectados.
O tratamento pode ser feito através de fungicidas (vendido nas lojas do ramo), e controle da temperatura, mantedo o peixe infectado em isolamento num aquário hospital/quarentena. Boa Sorte no Tratamento do seu Peixe!
Um Abraço.
Roberto Bizarro.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
DOENÇAS... ÍCTIO (Doença dos Pontos Brancos)
domingo, 21 de junho de 2009
QUARENTENA
quinta-feira, 18 de junho de 2009
E OS PEIXES?
terça-feira, 16 de junho de 2009
ALIMENTAÇÃO
Após a eclosão dos cistos, devemos retirar as carapaças dos ovos que ficam alojadas nas bordas do aquário.
Os náuplios podem ser retirados com uma peneira de tela bem fina e, cerca de 1 hora antes de oferece-los aos peixes, acrescente (se quiser) 3 gotas de algum complexo vitamínico para aves (os náuplios retêm as vitaminas e tornam-se ainda mais nutritivos aos peixes).
Os ovos de artêmia, quando secos, podem ser conservados em frascos fechados durante um longo período (cerca de 6 anos) e ao serem colocados em contato com a água, eclodem após 1 dia ou 2, dependendo da luz e temperatura do ambiente.
Conhecendo as necessidades alimentares de cada espécie contida no seu aquário, você deve sempre oferecer uma dieta variada, alternando alimentos industrializados (rações) e alimentos vivos (artemia, blood worms e demais...).
Sempre em quantidades que possam ser consumidas em até 5 minutos para não poluir a água do aquário de duas a três vezes por dia.
Como em qualquer ser vivo, a alimentação é essencial para o sucesso de seu aquário!
Um Abraço á todos!!!
Roberto Bizarro.
CONTROLE DE TEMPERATURA DA ÁGUA!!!
domingo, 14 de junho de 2009
MANUTENÇÃO DO AQUÁRIO
Fazer a manutenção do seu Aquário é muito importante e consiste em manter a qualidade da água para que a mesma não se deteriore e se torne letal para os peixes.
Como falado anteriormente, com esta manutenção você manterá os níveis corretos de PH da água, assim como dureza e temperatura da água.
De tempos em tempos é bom manter um controle da água, pois lembre-se, seu aquário é um ambiente fechado, diferentemente do habitat natural dos peixes e com o tempo a água irá se tornar poluída e imprópria para os peixes, pois os níveis de detritos dos peixes irão se acumular no fundo do substrato, assim como restos de peixes mortos não retirados e de comida também.
A água irá ficando saturada e se tornará ácida, e se você possuir peixes de ph neutro/alcalino é morte certa.
Também, toda esta sujeira acaba se tornando AMÔNIA e saiba que peixe e níveis altos de amônia não combinam, também é morte certa, então mãos a obra...
De início você deve utilizar testes que existem no mercado para verificar os níveis de PH e Amônia da água, eles serão seu alarme contra problemas e caso seu aquário seja menor que 100 litros, recomendo que você tenha uma rotina semanal de verificação dos níveis de Qualidade da água.
Com o passar do tempo, você irá adquirindo experiência e saberá só pela coloração e odor da água que já está na hora da faxina.
Mas nada, NADA MESMO, de sair desmontado o aquário todo para tal tarefa!!!
Você irá precisar de Sifão vendido em lojas do ramo como o da foto acima e um balde para retirar a água e aproveitar para trocar no máximo 30% do volume total de água do seu aquário.
Como Proceder:
1º Faça um teste de Amônia e outro de PH, utilizando os produtos encontrados em lojas do ramo;
Lembre-se que a sifonagem só será necessária se os níveis de amônia estiverem moderados ou críticos para os peixes conforme tabela do teste, caso haja necessidade de se fazer a sifonagem, desligue a luz do aquário, pois isto reduzirá o nível de stress dos peixes.
A sifonagem consiste em retirar aspirando a sujeira do fundo, até 30% da água do aquário e fazer uma troca parcial para restaurar os níveis benéficos livre de amônia da água, e para aspirar é usado um sifão como na foto abaixo.
Com ele você cria uma sucção e poderá retirar do fundo do aquário a sujeira acumulada.
2º Caso os Níveis de qualidade estejam bons, você deverá somente efetuar a limpeza dos vidros com um limpador magnético ou o limpador mais comum que possui uma esponja na ponta de um cabo para você introduzir no aquário passando nos vidros e retirando o acúmulo de musgo ou algas que possam ter se formado.
3º Verifique também os componentes de bombas submersas (se houver) e a bomba do filtro externo, assim como seu refil ou elementos filtrantes, dê bastante atenção a manutenção do Filtro, pois é dele que sua água irá depender para ficar cristalina e limpa.
Esse acompanhamento do sistema de filtragem deve ser efetuado semanalmente, pois a formação de musgo ou algas podem ocorrer, dificultando o trabalho do filtro e em caso de super-povoamento e ou super-alimentação, pode ocorrer a saturação dos elementos filtrantes como o carvão ativado existente nesses filtros e nos refils, sendo necessária sua substituição.
4º O Controle da Temperatura deve ser feito diariamente, verificando a temperatura da água para não haver quedas bruscas ocasionando stress e doenças como o íctio nos peixes.
Você deve usar para auxília-lo nesta tarefa, um bom Termostato que tem um aquecedor e controla o nível de temperatura se ligando e desligando automaticamente, deixando a temperatura correta.
Saiba que, temperaturas muito altas acima dos 27º podem ser níveis de amônia elevados no aquário, faça um teste de amônia e se necessário efetue uma troca parcial como mencionado anteriormente.
Caso os níveis abaixem moderadamente ou em pouca quantidade, você deverá efetuar mais uma troca, não ultrapassando 50% total de volume de água retirado do aquário.
Ligue uma pedra porosa através de um compressor de ar para fazer uma aeração e diluir a amônia da água mais rapidamente.
Caso você consiga obter um bom nível de filtragem, PH e temperatura, você só terá trabalho de completar o nível de água do aquário, lembre-se de igualar a temperatura e PH da água que está sendo colocada no aquário, para não gerar alterações bruscas na água.
Lembre também, de após cada troca parcial, sifonagem ou na hora de apenas completar a água, usar um bom condicionador de água para retirar o cloro e metais pesados da mesma.
Mantenha as luzes do aquário acesas somente por 8 (oito) horas por dia, pois luz em quantidades acima de oito horas, irão gerar um ambiente propício para a criação de algas e musgo.
Você pode toda vez que for alimentar os peixes, fazer essa checagem diária que não toma muito tempo e ajuda a detectar possíveis problemas.
Dê uma olhada no Filtro;
Verifique a temperatura;
Repare se existe algum peixe se comportando de forma estranha (isso ajuda a detectar níveis de amônia alto e stress por mudança de PH);
Repare na coloração e odor muito forte da água (aguá amarelada e cheiro muito forte indicam níveis de acidez alta);
Veja o nível de água e complete se possível;
Tendo este controle diário ao dar comida para os seus peixes, você mantem o ambiente sob controle e evita problemas, toma muito pouco tempo e é bastante eficaz.
Procure reservar um dia da semana para fazer um controle mais elaborado da qualidade da água efetuando testes e demais procedimentos mencionados aqui, seguindo essas dicas você terá grandes chances de ser bem sucedido!
BOA SORTE!!!
Um abraço á todos!
Roberto Bizarro.
PH DO AQUÁRIO
Uma simples variação no pH tem um efeito notório na progressão logarítmica.
FILTRAGEM DA ÁGUA DO AQUÁRIO!
INICIANDO... AQUÁRIO DE ÁGUA DOCE!
Em Breve irei tratar de assuntos relacionados a tratamento da água, espécies e suas particularidades e demais tópicos!!!
Um Abraço, Sucesso e seja bem vindo na sua Jornada de Aquarista!!!
Tenho certeza de que você irá se apaixonar pelo hobbie!!!
Um Abraço!
Roberto Bizarro.