quinta-feira, 18 de junho de 2009

E OS PEIXES?


Até agora só falei de dicas, procedimentos e demais formas de se manter adequadamente um aquário para que você aquarista possa obter sucesso.

Bem, chegou a hora de falar sobre os personagens principais de um aquário que são os peixes, e o momento adequado para introduzi-los no aquário.

Os aquaristas mais experientes, sabem que para obter o sucesso, devem esperar após a montagem do aquário, que o mesmo produza através de algumas semanas o ambiente ideal para se poder colocar os peixes dentro do aquário, e isso de forma gradativa com 2 a 4 peixes dependendo do tamanho do aquário.

Isso é muito importante, pois através deste tempo de maturação no aquário, é que as bactérias benéficas a vida dos peixes no aquário serão criadas.

Aproximadamente após 6 semanas é que o aquário atinge seu equilibrio biológico, ficando estável e portanto mais fácil de ser cuidado, pois as variações frequentes de temperatura e PH passam a ocorrer de forma mais regrada.

Então quando é a hora certa de povoar nosso aquário???

Vai depender dos testes (PH - Nitrito - Nitrato...), realizados durante esse período de maturação do aquário e também de como está se comportando os poucos habitantes introduzidos durante as primeiras semanas.

Lembre-se sempre de calcular a quantidade de peixes total em seu aquário seguindo a regra de tamanho dos peixes que é de 1cm de peixe para 1 litro de água do aquário.

Também tenha o cuidado e paciência de esperar pelo menos 15 minutos em deixar o saquinho que veio da loja com os peixes boiando dentro do aquário, e ir adicionando aos poucos no próprio saco, um pouco da água do aquário para ambientar os peixes e aguarde mais 5 em 5 minutos, antes de solta-los.

Na hora de solta-los, introduza-os com uma redinha e nunca coloque a água que veio da loja no saco, dentro do aquário.

Mantenha as luzes apagadas durante o processo de soltura, para evitar ataques aos novos peixes ou stress demasiado nos mesmos.

Casa haja brigas, coloque um pouco de ração no aquário para dispersar as brigas.

Claro que antes de adquirir os peixes na loja, você deve perguntar ao lojista qual é o PH da água da loja, para não correr o risco de levar peixes incompatíveis com seu aquário.

Em breve irei descrevendo algumas espécies aqui no Blog!

Um Abraço á todos!

Roberto Bizarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!

Volte sempre e colabore com suas opiniões!!!