domingo, 14 de junho de 2009

INICIANDO... AQUÁRIO DE ÁGUA DOCE!

Todo aquarista iniciante tem a impressão de que o hobbie é muito complicado e muito difícil de se manter, achando que será trabalhoso manter um quário livre de problemas, por isso resolvi postar algumas dicas básicas para aquaristas iniciantes, vamos a elas:
1º Regra: O que dizem dar trabalho para se montar, deve ter uma conotação diferente para o aquarista, na verdade a montagem inicial deve ser curtida ao máximo e levada com seriedade, pois dela irá depender a longevidade de seus habitantes.

2º Regra: Ihi! tem que trocar a água toda semana, lavar e ferver as pedras, lavar o vidro e demais equipamentos... NÃO, ISSO NÃO É PRECISO E NEM RECOMENDADO!!!

3º Regra: NUNCA, deve-se desmontar um aquário para limpeza, muito menos lavar ou ferver (*risos...) suas pedras (cascalho/substrato), nem ficar trocando a água toda, pois isso acarretaria em mortes dentro do seu aquário. ISSO MESMO, MORTES!!!

4º Regra: Quanto mais você mexer em seu aquário, mais você irá agredir o ambiente e o equilibrio biológico do habitat dos peixes, na água só devemos completar o nível do aquário conforme for baixando e fazer trocas parciais semanais de no máximo 30% do volume de água do seu aquário e isso se for necessário após se fazer testes de PH e Amônia.
5º Regra: Não se deve encarar um aquário como item de decoração (apesar de também ser), pois criamos uma idéia errada na maneira e nos cuidados que teremos ao longo de sua manutenção.

6º Regra: Um Aquário é um eco-sistema integrado de biologia diversa que necessita de condições específicas para o bom desenvolvimento da vida nele contida e as condições necessárias para se mante-lo, dependem de fatores controlados pelo aquarista como: Temperatura, PH da Água e seu nível de qualidade são apenas alguns dos fatores.

7º Regra: Encarando de forma séria, a melhor dica para você que está começando, é se munir de informação e conhecimento, pois isto irá garantir seu sucesso como aquarista. Ser aquarista não é difícil e nem trabalhoso, pois se você encarar desta forma, aconselho que você nem comece (pergunte a um mecânico de carro se é chato ou trabalhoso o que ele faz? com certeza ele dirá que é ótimo, pois ele ama o que faz), com o aquarismo acontece o mesmo, tudo irá depender da forma com que você encara a atividade!

8º Regra: Lembre-se que hoje em dia você pode contar com equipamentos que proporcionam um melhor manejo e manutenção de seu aquário, fazendo a maior parte do trabalho sujo por você; filtrando, cuidando da temperatura e até alimentando seus peixes (coisa que não recomendo, pois a melhor hora pra se curtir um aquário é na hora de dar comida aos seus habitantes).
9º Regra: A Água é fator primordial em um aquário, pois é controlando sua qualidade que iremos proporcionar aos nossos peixes uma vida longa e duradoura dentro do aquário, para tanto infelizmente não podemos contar em nossas residências com a água adequada para o inicio da montagem. Por isso precisamos condicionar nossa água para iniciar a montagem, partindo do ponto em que você já esteja com o aquário montado e pronto para receber a água.
10º Regra: Antes de tudo, faça uma pesquisa junto a lojistas sérios e a aquaristas experientes de como montar um aquario corretamente, usando equipamentos e acessórios que tragam benefícios para seu aquário. Para você que está começando o ideal é montar um aquário grande, pois ao contrário do que se pensa, é muito mais fácil controlar a qualidade da água em um aquário com muito volume de água, pois o nível de poluição deste ambiente será menor devido ao grande volume de água do que em um aquário pequeno, onde o volume é menor e por consequência a água irá se poluir e mudar seus parametros mais rapidamente.
11º Regra: Não use pedrinhas coloridas (elas soltam a tinta e matam seus peixes), prefira as pedras roladas naturais ou cascalho e substratos de rio.
12º Regra: Faça a decoração conforme seu gosto, mas lembre-se de definir qual será o tipo de habitat que você irá proporcionar para seus peixes e lembre também que eles possuem necessidades específicas como PH da água (ácida - neutra ou alcalina), temperatura e tolerância entre espécies.
13º Regra: Na hora de colocar a água no aquário, você deve condiciona-la para que a mesma esteja adequada para os peixes e livre de Cloro e Metais pesados que são trazidos durante o tratamento da água até a chegada em sua residência. Para isso você encontra no mercado condicionadores de água que devem ser usados conforme instrução do fabricante durante a colocação de água no aquário, troca parcial ou na hora de se completar o nível de água. Muitas pessoas usam só Anti-Cloro, porém os Condicionadores são melhores pois além de retirar o cloro, retiram também os metais e impurezas danosas ao peixes e em sua maioria colocam também na água, extrato de aloe-vera que acalma e protege o muco natural que recobre seus peixes, dando uma proteção á mais na hora da colocação ou troca de água.
14º Regra: Mesmo depois de colocar a água, não se deve introduzir os peixes no aquário, lembre-se que para os peixes sobreviverem neste novo habitat é necessário um tempo de maturação do aquário, para que nele, sejam criadas as bactérias benéficas aos peixes, pois elas ajudam no controle e filtragem da água em conjunto com o sistema de filtragem escolhido, mas essas bactérias não nascem da noite para o dia. É recomendável que você introduza de um a no máximo três peixes no início, para que eles possam fazer esse trabalho mais rapidamente através de seus dejetos (nada de sair super-povoando seu aquário com peixes), pois em 90% dos casos, isso acaba em morte e é o erro mais comum, o aquarista iniciante já sai da loja com 20 peixes e o aquário montado, por isto muitos desistem na primeira tentativa.
Equipamentos de Iniciante:
**Aquário de Vidro de pelo menos 100 Litros (ou maior se possível)
**Substrato (pedras) roladas de Rio (A grossura irá depender das espécies escolhidas)
**Sistema de Filtragem com Filtro Externo tipo Hang On com capacidade de 3x (três vezes) o valor da litragem total do aquário, para uma boa filtragem
**Termometro de Vidro (para consulta da temperatura ideal)
**Termostato c/ aquecedor (regula a temperatura altomaticamente após regulagem manual)
**Luminária própria para aquário (deixar ligada no máximo por 8 horas)
**Condicionador de Água (para preparar a água do aquário)
**Testes de água (para PH e Amônia [Nitrito/Nitrato])
Não se esqueça de instalar seu aquário em local protegido dos raios solares (a não ser que você queira criar musgo, ao invés de peixe), em local plano pois desniveis no piso podem acarretar vidro trincado e superfície firme que aguente o peso total de seu aquário montado.
Após o tempo de maturação que varia de 2 semanas a trinta dias, você já poderá colocar mais peixes seguindo a regra de 1cm de peixe para cada litro de água do seu aquário.
Lembre-se de colocar espécies que estejam de acordo com o PH e Temperatura da água do seu aquário e também de colocar espécies que tenham tolerância entre sí, para evitar brigas no aquário ocasinando nadadeiras mordidas e mortes.
Para o controle eficaz da qualidade de sua água, existe no mercado vário produtos que fazem o teste de nitrito/nitrato (amônia), Dureza da água e seu PH, pois no início você terá que se basear por estes testes para manter sua água propicia para seus peixes.
Ao longo do tempo, com experiência, você saberá as condições de sua água pela coloração e cheiro da mesma, reduzindo a necessidade de teste, porém é recomendável que de vez em quando se for necessário, realizar tais testes para se evitar problemas e doenças no aquário.


Em Breve irei tratar de assuntos relacionados a tratamento da água, espécies e suas particularidades e demais tópicos!!!

Um Abraço, Sucesso e seja bem vindo na sua Jornada de Aquarista!!!

Tenho certeza de que você irá se apaixonar pelo hobbie!!!

Um Abraço!
Roberto Bizarro.

6 comentários:

  1. Nice ;-)

    Hello from Macedonia - Greece!

    ResponderExcluir
  2. Roberto parabéns pelo Blog! Sempre tive interesse no assunto, porém, sempre fiquei tímido ao entrar numa loja e finalmente iniciar! Bem, esse dia chegou e com ele 1 milhão de dívidas hahah. Graças à internet, temos pessoas como você e suas dicas! Obrigado desde já.

    Lendo um pouco antes de finalmente comprar o aquário, eu percebi que o ideal sempre é comprar um aquário acima dos 100L para iniciar como você mesmo citou em suas abordagem.

    Hoje faz 3 dias que montei o aquário e estou maturando a água. Segue as configurações:

    Vidro: 100 X 40 X 50 CM
    Filtro: CANISTER JET 3388 "coloquei também uma bomba para fazer "bolhas" (risos)
    Decoração: Cascalhos/Tronco e Algumas plantas artificiais "Próximo quero fazer plantado"
    Para tratamento da água: Special Blend / Aquatc Stress Relief e Nite Out II "indicações de blogues e também da loja"
    Temperatura: aquecedor automático
    Testes: Medidor de PH e Amônia

    Com sua experiências, estou no caminho certo? Depois de seguir as orientações do preparo da água, vou deixar maturar por 30 dias.

    O tronco e algumas pedras maiores da decoração, eu fiz questão de comprar maturados, ou seja, a loja tinha um aquário lindo com decoração realmente selecionadas, um aquário plantado e eu gostei muito das pedras e tronco já com alga e acabei comprando por um preço diferenciado, porém, acredito que tenha feito a escolha certa, uma vez que ferver tronco, etc para um iniciante não seria legal, até por que, não tenho tanto tempo.

    A questão é o seguinte, de tudo isso o aquário ficou perfeito até o segundo dia. Hoje a água está escura, gostaria de saber se isso é normal? Se é devido aos produtos e logo volta ficar cristalina? Ou seja o tronco e pedras já com algas que acabou sujando o ambiente?

    De qualquer forma, espero que me ajude nessa questão e se existe a curiosidade quais peixes quero ter, somente 1 Oscar Red para iniciar (risos).

    Desde já agradeço pela leitura, agradeço pelo espaço. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal sua excelente narrativa sobre o início de habitantes em sua residência, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Não sou expert no assunto, mas tenho conhecimento que troncos tendem a escutei a água.

    ResponderExcluir
  5. Seu artigo muito bom Roberto, porém para um iniciante saber a quantidade de peixes de um centímetro por litro de água, acho um pouco difícil de visualizar. Não haveria um formula matemática para isso,tendo como parâmetros os tamanhos dos peixes?

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita!

Volte sempre e colabore com suas opiniões!!!