terça-feira, 16 de junho de 2009

ALIMENTAÇÃO

Um dos principais problemas na criação de peixes ornamentais ( acredite, cerca de 90% ), é ocasionado pela alimentação.

A super-alimentação provoca vários problemas no aquário, afetando a qualidade da água de maneira notória.

Por isso devemos dar qualidade e não quantidade de alimentos aos nossos peixes.

Recomenda-se dar uma porção que seja consumida pelos peixes em até no maximo 5 minutos, para não poluir a água.

Hoje em dia já encontramos no mercado, diversos tipos de rações em flocos, bolinhas e demais formatos, cada um sendo usada para uma categoria de espécies.

Mesmo as rações nacionais já oferecem qualidade (salvo alguns fabricantes) relativa aos fabricantes de rações importadas.

Até pouco tempo atrás, isso não acontecia e a maioria dos produtos nacionais eram fracos em termos de proteínas e sujavam muito a água do aquário, porém hoje em dia a indústria nacional vem investindo e produzindo um produto de maior qualidade, para poder competir com o produto importado.

Além das rações industrializadas, os alimentos VIVOS também se fazem necessários para um bom desenvolvimento físico, trazendo benefícios como resistência a doenças, que ofereçamos aos nossos peixes de tempos em tempos alimentos VIVOS.

A artemia Salina é um dos alimentos vivos mais importantes para a dieta de nossos peixes, São pequenos crustáceos da ordem Anostraca, que medem no máximo 11mm de tamanho e têm a coloração variando de rosa pálido ao avermelhado, dependendo do tipo de alimento que consumir.

Podemos encontra-la em forma de cistos (ovos) para eclodirem com tratamento adequado; em forma de ração (mais prática, porém menos nutritiva para os peixes), ou já criada vivas recém eclo-didas como na foto acima.

Só deve se ter o cuidado com a qualidade destas artemias vendidas vivas, pois podem trazer doenças para o aquário se estiverem infectadas, por isso é recomendável que você mesmo compre os ovos e os faça eclodir para servir aos seus peixes.

Os ovos de artêmia salina não devem ser ministrados diretamente como alimento para os peixes, adquira em lojas de aquário uma pequena porção de artemias na forma de cistos – ovos (5g de ovos produzem cerca de 30 cm3 de náuplios de artêmia).

Coloque-os num aquário pequeno com água do mar ou uma solução contendo 1 colher de sopa de sal marinho para cada litro de água. Os ovos levarão de 24 a 36 horas para eclodirem e durante essa operação o aquário deverá ter apenas uma leve aeração, porém constante; a luz deve ser intensa e a temperatura entre 25º e 28ºC.

Após a eclosão dos cistos, devemos retirar as carapaças dos ovos que ficam alojadas nas bordas do aquário.

Os náuplios podem ser retirados com uma peneira de tela bem fina e, cerca de 1 hora antes de oferece-los aos peixes, acrescente (se quiser) 3 gotas de algum complexo vitamínico para aves (os náuplios retêm as vitaminas e tornam-se ainda mais nutritivos aos peixes).

Os ovos de artêmia, quando secos, podem ser conservados em frascos fechados durante um longo período (cerca de 6 anos) e ao serem colocados em contato com a água, eclodem após 1 dia ou 2, dependendo da luz e temperatura do ambiente.

Conhecendo as necessidades alimentares de cada espécie contida no seu aquário, você deve sempre oferecer uma dieta variada, alternando alimentos industrializados (rações) e alimentos vivos (artemia, blood worms e demais...).

Sempre em quantidades que possam ser consumidas em até 5 minutos para não poluir a água do aquário de duas a três vezes por dia.

Como em qualquer ser vivo, a alimentação é essencial para o sucesso de seu aquário!

Um Abraço á todos!!!

Roberto Bizarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita!

Volte sempre e colabore com suas opiniões!!!