Pode ser causada pelos protozoários Ichthyobodo sp. (Costia sp.), Chilodonella sp., Cylochaeta sp. e Brooklynella sp. entre outros.
Os peixes apresentam o corpo com aspecto esbranquiçado ou nebuloso, falta de apetite e presença de ramificações vermelhas nas nadadeiras. Inicialmente, o peixe perde o apetite. Causa forte turvação na pele (manchas esbranquiçadas), podendo nos casos mais graves, levar à destruição da pele, provocando feridas com sangramento. Podem ser também visíveis algumas ramificações vermelhas nas barbatanas.
Em estágios mais avançados atingem as guelras causando a morte do animal. O surgimento desta doenças ocorre devido a quedas de temperaturas na água. Tratamento com remédios apropriados. Transfira o Peixe infectado para o aquário hospital/quarentena e eleve a temperatura para 30ºC, mantedo a água nesta temperatura por aproximadamente 3 a 4 dias, aplique o fungicida específico encontrdo em lojas do ramo para eliminar o protozoário causador do problema. Boa Sorte no tratamento de seu Peixe! Um Abraço á todos! Roberto Bizarro.
Obrigado! Graças as suas infomações com detalhes importantes, salvei a vida do meu japonês que estava com costiose e eu não sabia.
ResponderExcluirParabéns pela sua dedicação e clareza nas informações. Isto facilita e muito os leigos e iniciantes como eu.
Abraço,
Antonio Abreu