As doenças aparecem na maiorias dos casos, em aquários com poluição da água acentuada, super-alimentação e povoamento do habitat.
O Stress também é o causador de 90% dos casos, pois o peixe fica stressado e se debilita, abrindo uma porta para o desenvolvimento de infecções.
Íctio (Doença dos Pontos Brancos)
A contaminação de um aquário sadio é feita pela introdução de um hospedeiro, que na maioria dos casos, pode ser um peixe aparentemente com saúde, pedras, cascalho, a água, proveniente de outro aquário, tanque, ou loja de peixes.
Cistos de Íctio já foram encontrados em plantas aquáticas, alimentos vivos, e outros animais aquáticos.
Tenha atenção especial também às redes e puçás de captura, e demais objetos usados em aquariofilia que entrem em contato com a água e permaneçam molhados.
A temperatura da água no caso desta doença, é fator primordial.
Evite, principalmente no inverno, temperaturas inferiores a 25ºc .
O Íctio aparece na forma de pequenos pontos brancos (1mm de diâmetro) em todo o corpo do peixe: boca, nadadeira anal, dorsal, opérculos, nadadeira peitoral e etc...
Esses pontos brancos não são o parasita, são as feridas causada por ele.
Depois que o parasita se desenvolveu bastante o peixe fica com uma espécie de "cordão" branco, onde solta milhares de novos parasitas para contaminar outros peixes.
Os parasitas causam muita coceira, e o peixe procura qualquer coisa para ficar se coçando.
Na fase mais aguda, eles perdem a vitalidade, ficando parados no fundo.
O Tratamento consiste em elevar a temperatura da água para 30º C, aplicar um parasiticida de ação rápida que é o Azul de metileno (anti-íctio), mantendo as luzes desligadas durante o tratamento.
Evite usar filtragem com carvão ativado que retira da água todo o medicamento.
Também pode-se usar Sal grosso na quantidade de 15 gramas para cada 10 litros de água por uma semana (Não usar em coridoras e peixes de couro).
Procure fazer o tratmento do peixe em um aquário quarentena/hospital, para evitar a proliferação da doença em outros peixes no aquário principal.
Boa Sorte no tratamento do seu Peixe!
Um Abraço!
Roberto Bizarro.
Gostei muito das informações ^^
ResponderExcluir