Fazer a manutenção do seu Aquário é muito importante e consiste em manter a qualidade da água para que a mesma não se deteriore e se torne letal para os peixes.
Como falado anteriormente, com esta manutenção você manterá os níveis corretos de PH da água, assim como dureza e temperatura da água.
De tempos em tempos é bom manter um controle da água, pois lembre-se, seu aquário é um ambiente fechado, diferentemente do habitat natural dos peixes e com o tempo a água irá se tornar poluída e imprópria para os peixes, pois os níveis de detritos dos peixes irão se acumular no fundo do substrato, assim como restos de peixes mortos não retirados e de comida também.
A água irá ficando saturada e se tornará ácida, e se você possuir peixes de ph neutro/alcalino é morte certa.
Também, toda esta sujeira acaba se tornando AMÔNIA e saiba que peixe e níveis altos de amônia não combinam, também é morte certa, então mãos a obra...
De início você deve utilizar testes que existem no mercado para verificar os níveis de PH e Amônia da água, eles serão seu alarme contra problemas e caso seu aquário seja menor que 100 litros, recomendo que você tenha uma rotina semanal de verificação dos níveis de Qualidade da água.
Com o passar do tempo, você irá adquirindo experiência e saberá só pela coloração e odor da água que já está na hora da faxina.
Mas nada, NADA MESMO, de sair desmontado o aquário todo para tal tarefa!!!
Você irá precisar de Sifão vendido em lojas do ramo como o da foto acima e um balde para retirar a água e aproveitar para trocar no máximo 30% do volume total de água do seu aquário.
Como Proceder:
1º Faça um teste de Amônia e outro de PH, utilizando os produtos encontrados em lojas do ramo;
Lembre-se que a sifonagem só será necessária se os níveis de amônia estiverem moderados ou críticos para os peixes conforme tabela do teste, caso haja necessidade de se fazer a sifonagem, desligue a luz do aquário, pois isto reduzirá o nível de stress dos peixes.
A sifonagem consiste em retirar aspirando a sujeira do fundo, até 30% da água do aquário e fazer uma troca parcial para restaurar os níveis benéficos livre de amônia da água, e para aspirar é usado um sifão como na foto abaixo.
Com ele você cria uma sucção e poderá retirar do fundo do aquário a sujeira acumulada.
2º Caso os Níveis de qualidade estejam bons, você deverá somente efetuar a limpeza dos vidros com um limpador magnético ou o limpador mais comum que possui uma esponja na ponta de um cabo para você introduzir no aquário passando nos vidros e retirando o acúmulo de musgo ou algas que possam ter se formado.
3º Verifique também os componentes de bombas submersas (se houver) e a bomba do filtro externo, assim como seu refil ou elementos filtrantes, dê bastante atenção a manutenção do Filtro, pois é dele que sua água irá depender para ficar cristalina e limpa.
Esse acompanhamento do sistema de filtragem deve ser efetuado semanalmente, pois a formação de musgo ou algas podem ocorrer, dificultando o trabalho do filtro e em caso de super-povoamento e ou super-alimentação, pode ocorrer a saturação dos elementos filtrantes como o carvão ativado existente nesses filtros e nos refils, sendo necessária sua substituição.
4º O Controle da Temperatura deve ser feito diariamente, verificando a temperatura da água para não haver quedas bruscas ocasionando stress e doenças como o íctio nos peixes.
Você deve usar para auxília-lo nesta tarefa, um bom Termostato que tem um aquecedor e controla o nível de temperatura se ligando e desligando automaticamente, deixando a temperatura correta.
Saiba que, temperaturas muito altas acima dos 27º podem ser níveis de amônia elevados no aquário, faça um teste de amônia e se necessário efetue uma troca parcial como mencionado anteriormente.
Caso os níveis abaixem moderadamente ou em pouca quantidade, você deverá efetuar mais uma troca, não ultrapassando 50% total de volume de água retirado do aquário.
Ligue uma pedra porosa através de um compressor de ar para fazer uma aeração e diluir a amônia da água mais rapidamente.
Caso você consiga obter um bom nível de filtragem, PH e temperatura, você só terá trabalho de completar o nível de água do aquário, lembre-se de igualar a temperatura e PH da água que está sendo colocada no aquário, para não gerar alterações bruscas na água.
Lembre também, de após cada troca parcial, sifonagem ou na hora de apenas completar a água, usar um bom condicionador de água para retirar o cloro e metais pesados da mesma.
Mantenha as luzes do aquário acesas somente por 8 (oito) horas por dia, pois luz em quantidades acima de oito horas, irão gerar um ambiente propício para a criação de algas e musgo.
Você pode toda vez que for alimentar os peixes, fazer essa checagem diária que não toma muito tempo e ajuda a detectar possíveis problemas.
Dê uma olhada no Filtro;
Verifique a temperatura;
Repare se existe algum peixe se comportando de forma estranha (isso ajuda a detectar níveis de amônia alto e stress por mudança de PH);
Repare na coloração e odor muito forte da água (aguá amarelada e cheiro muito forte indicam níveis de acidez alta);
Veja o nível de água e complete se possível;
Tendo este controle diário ao dar comida para os seus peixes, você mantem o ambiente sob controle e evita problemas, toma muito pouco tempo e é bastante eficaz.
Procure reservar um dia da semana para fazer um controle mais elaborado da qualidade da água efetuando testes e demais procedimentos mencionados aqui, seguindo essas dicas você terá grandes chances de ser bem sucedido!
BOA SORTE!!!
Um abraço á todos!
Roberto Bizarro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário